O COMUNISTA E O SOLDADO: PRECISAMOS DIALOGAR COM AS BASES MILITARES?
VEJA O VÍDEO NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE
VÍDEOSPOLÍTICASAULO CORLEONE
10/19/20252 min ler
Você já parou pra pensar quem são os jovens que prestam o serviço militar obrigatório no Brasil? A propaganda oficial vende a imagem de heróis da pátria, mas a realidade dentro dos quartéis é bem diferente: um sistema de humilhação, tortura e violência que atinge em cheio os filhos da classe trabalhadora.
Neste vídeo do BolcheNews, vamos fundo nessa questão polêmica: por que o movimento comunista DEVE dialogar com as bases militares? Vamos desmascarar a função real do Exército Brasileiro como ferramenta de repressão da burguesia e mostrar como a violência nos trotes não é um "acidente", mas um método para quebrar a consciência de classe do soldado.
Analisamos casos reais e chocantes de tortura e abuso que a grande mídia esconde, como os ocorridos em quartéis em Pirassununga (SP) e Fortaleza (CE). Além disso, revelamos o perfil socioeconômico dos recrutas: jovens pobres que buscam no quartel uma alternativa à falta de emprego e oportunidades que o capitalismo lhes nega.
Com base em uma análise marxista, argumentamos que ignorar a base do exército é um erro estratégico fatal. É preciso construir pontes e disputar a consciência desses jovens trabalhadores de farda, para que eles se voltem contra seus verdadeiros inimigos, e não contra seu próprio povo.
✊ Junte-se a nós nesse debate fundamental para a luta de classes no Brasil!
SOBRE O CANAL: O BolcheNews é o seu jornal comunista no YouTube e Instagram, trazendo análises aprofundadas sobre política, economia e a luta dos trabalhadores, sempre com uma linguagem direta e popular.
Referências citadas
1- https://www.youtube.com/watch?v=CQZ5Bi1z6Fc
2- https://www.youtube.com/watch?v=zpRerAWHSaY
4- https://www.youtube.com/watch?v=LJkZcJYiTjk
5- https://www.mpm.mp.br/arquivos/66543
10 - https://www.intercept.com.br/2021/03/08/oficiais-exercito-sabotam-investigacoes-tortura/

BOLCHENEWS
Fique por dentro das últimas notícias
contato
© 2025. All rights reserved.