Trump adia para 6 de agosto tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

A ordem executiva também exclui da taxação alguns itens específicos, como suco de laranja, produtos da aviação civil, celulose, petróleo e certos componentes mecânicos.

POLÍTICAECONOMIAINTERNACIONALSAULO CORLEONE

7/31/20252 min ler

Trump assinou uma ordem executiva que adiou em 7 dias o início da taxação de 50% aos produtos brasileiros. Originalmente a taxação estava marcada para iniciar nesta sexta-feira, 1° de agosto. A taxação passa a valer a partir de 6 de agosto.

A mesma ordem executiva também exclui alguns produtos da taxação, como suco de laranja, produtos da aviação civil, petróleo, celulose, e alguns componentes mecânicos. No entanto, setores importantes do agronegócio brasileiro serão fortemente atingidos, com a aplicação da tarifa sobre carne, café e frutas exportadas aos Estados Unidos.

ENTENDA O TARIFAÇO

Segundo o comunicado da Casa Branca, autoridades brasileiras teriam coagido empresas dos Estados Unidos a censurar discursos políticos, entregar dados sensíveis de usuários e alterar políticas de moderação de conteúdo sob ameaça de multas, processos criminais, congelamento de ativos ou exclusão do mercado brasileiro. Não há nenhuma perseguição, para tudo existe regulação e essas empresas são responsáveis por diversos conteúdos de incitação ao crime que circulam nessas plataformas.

Algumas agências estadunidenses espionam o Pix, que é um serviço do Banco Central do braisl para pagamentos, livre e gratuito. Operadoras de cartão de crédito como Visa e Mastercadr estão perdendo fatias importantes do mercado brasileiro, além disso, a Meta tem interesses nessa guerra comercial, já que o Pix tem mais usuários que o Whatsapp Pay. Ao todo são mais de 60 milhões de usuários ativos do Pix, segundo o Banco Central.

60,7 milhões eram usuários ativos do Pix em 2024, um salto de 40% em relação a 2023. Entre pessoas jurídicas o crescimento foi de 20%, para 4,7 milhões no mesmo período. Os números se referem a clientes PF que fazem mais de 30 Pix ao mês, e PJ que fazem mais de 50.

O Brics também tem um papel importante nessa história, Trump enxerga como ameaça a desdolarização no mundo e quer frear o avanço dos países que compõem o BRICS. O que está em xeque no tabuleiro geopolítico são os interesses do imperialismo estadunidense no mundo e o controle financeiro mundial.